terça-feira, 17 de julho de 2007

Sr. Barreto: perdeu uma grande oportunidade de ficar CALADO!

Na semana passada, um dos temas mais debatidos através de e-mails, foi certamente, a ideia, no mínimo LUMINOSA, de se transformar o antigo bar do Palácio da Cultura, um edifício que para ser restaurado, investiu-se, em nome da CULTURA, mais de 200 mil contos, em posto de cobrança da Electra.
Depois de vários, e-mails, e já com alguns curto-circuitos, o responsável pelo palácio resolveu enviar à população a seguinte nota de esclarecimento:

"ESCLARECIMENTO

A Direcção do Palácio da Cultura regista, com muito interesse, a movimentação da cidadania em torno da cultura, da sua defesa e valorização. Estamos certos de que se essa movimentação continuar sempre pró-activa, a cultura conquistará, a breve trecho, novos e decisivos patamares.


Quanto à questão em debate, temos a esclarecer o seguinte:

1 – O aluguer do “bar” do Palácio da Cultura “Ildo Lobo” foi uma forma encontrada para obter alguns recursos para ajudar nas despesas do próprio Palácio.

2 – Porém, a entidade que alugou o “bar” saiu, deixando uma dívida com a Electra de dois milhões e quatrocentos mil escudos;

3 – O Palácio recebeu uma proposta da Electra no sentido de instalar no local um serviço para cobrança de água e electricidade, comprometendo-se a pagar uma renda três vezes maior do que a anterior, sendo 50% da mesma para amortização da dívida.

4 – A Direcção do Palácio da Cultura entendeu que um local que servia para vender bebidas alcoólicas e refrigerantes, de entre outras, e que perturbava à noite a vizinhança, sem comprometer a vocação cultural do Palácio, podia também servir para vender água e electricidade.

5 – Devemos esclarecer ainda que foram contactados vários operadores económicos para o aluguer do espaço, mas frente a tamanha dívida deixada, todos recusaram a nossa proposta. Apenas a Electra aceitou o desafio.

6 – Tendo em conta o que acima ficou exposto, a Direcção do Palácio da Cultura decidiu aceitar a proposta da Electra, sendo certo que a função cultural do Palácio não vai ficar afectada, como também vai-se respeitar o estatuto do património histórico assim como espaço de promoção cultural que o edifício já goza.

7- Mas a Direccao do Palacio da Cultura está aberta a melhores propostas para o funcionamento do espaco.



O Coordenador



José Maria Barreto"

Sem comentários: