quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NHÔS DANU ES PRESENTE! NÓS MERECEMOS :-)



Finalmente a nossa Câmara Municipal resolveu que vamos ter praças ao invés de simples placas no meio dos bairros.

Desde sempre recusei-me a aceitar que o bairro de Palmarejo tivesse uma praça. Relativamente à Praça do Plateau, sempre me custou perceber o que lhe aconteceu. Na verdade acho que ninguém tem essa explicação. Deixou de ser um lugar de encontro dos moradores da cidade para passar a ser um lugar assombrado, mal iluminado, sujo e que cheira mal. Nos últimos tempos vem dando sinais de recuperação, com os cibernautas. Porém, ainda há muito que fazer.

Mas ontem fiquei especialmente feliz ao ver um anúncio da Câmara Municipal da Praia, a divulgar um concurso para a requalificação da Praça Central do Palmarejo e da Praça Alexandre Albuquerque que me encheu de esperança. ALELUIA… VAMOS TER PRAÇAS!!!!!!!!!!!!!!!

Paralelamente, é também necessário a realização de campanhas de sensibilização/educação dos nossos cidadãos. Esta cidade já foi limpa, organizada, de gente educada e que vivia em harmonia com os lugares públicos e é essa a cidade que eu quero de volta.
Se queremos ser urbanos temos de começar por mudar a nossa atitude perante a nossa cidade.

O nosso povo precisa aprender a estar nos espaços públicos, conhecer os seus direitos e saber os seus limites. Num primeiro momento talvez seja necessário punir os que não cumprem e os que destabilizam para que num futuro próximo possamos nos orgulhar da nossa cidade e da nossa gente.

Já agora só um pedido… E se o Parque 5 de Julho também fosse convertido numa praça ou melhor, num parque. Seria a praça coma maior fluxo de gente do país. Seria o ponto de encontro de pessoas de todos os bairros da cidade e também de pessoas de outras localidades.
Poderiam deitar a baixo aquele muro, reactivar o espaço para as crianças brincarem, aquelas casinha poderiam ser transformada em 1001 coisas interessantes (lojas, exposições de artesanato, actuação de bandas, Casa Padja um centro cultural fantástico…), local para as pessoas praticarem exercícios físicos, etc…


Nhôs dano es presenti!

EU AMO A PRAIA E ACHO O PLATEAU SHOW DI BOLA

1 comentário:

Sara disse...

Quando li o teu artigo..passou me logo pela cabeça ..numa praça exemplo na Praia..que é a Praça do Papa ..por causa da sua elevada procura a nivel de pais e crianças, casais de namorados, cibernautas,vendedeiras, e tem um segurança!!(Importante!)..e as plantas cuidadas..a tarde é uma praça animada...tem alegria..e gente..calor humano..
ve sê logo que os praienses estão carentes de espaço de convivio/lazer..

DODONAPRAIA!!!